sábado, 7 de outubro de 2006

E esta hein?

A RTP colocou um desafio aos Portugueses para se votar em quem foi para nós o maior Português de sempre. Tem uma vasta lista para escolhermos mas podemos escolher mesmo quem não esteja nela. Ao passar por essa lista verifiquei que têm uma vasta e completa biografia dessas personalidades. De repente deparei-me com o Figo.
Luís Figo é o mais internacional dos jogadores portugueses e um dos mais populares do mundo. Representou, desde 1996, as cores de Portugal em todas as fases finais das grandes competições de futebol. Jogou apenas em quatro clubes, o suficiente para fazer parte da elite do futebol. Em 2001, foi considerado pela FIFA o melhor futebolista do planeta. É o português que mais tempo de antena teve nos media de todo o mundo. Além disto, criou uma fundação com o objectivo de ajudar jovens através do desporto. "Faz a diferença, tanto em Portugal como no estrangeiro", diz Zeinal Bava, vice-presidente da Portugal Telecom.
Gosto muito do Luís Figo, como jogador e como pessoa , acho que sempre soube salvaguardar a sua vida pessoal e proteger assim as suas 3 filhas. Tem projectos, investiu o seu dinheiro e tem sido , a meu ver, inteligente na maneira como tem gerido a sua vida profissional.
De qualquer das maneiras não sei se será uma figura assim tão importante para um País com figuras históricas, tão importantes e ricas como alguns dos que constam na lista. Que me perdoe o Figo, mas realmente este nosso País costuma baralhar e misturar as coisas e mais uma vez aqui está uma prova disso.

6 comentários:

Anónimo disse...

Não li o teu post (hei-de fazê-lo mais logo). Vim só dizer que já cheguei e deixar um beijo.
Se tivesse que responder à questão, diria que o maior português de sempre foi o último judeu a ser expulso de Portugal. É que com ele saiu a última gota do Saber que permitiu, logo a seguir, o afundar de uma nunca mais potência.

assina, intelektual 15

125_azul disse...

Talvez fosse giro organizarmos entre nós, bloggers, uma votação dessas.
Voto Marquês de Pombal, apesar de todos os seus desmandos.Um homem que reconstruiu Lisboa e conseguiu, num tempo de carroças, vislumbrar a necessidade de uma avenida como a da Liberdade, ainda hoje actual, tem o meu respeito. Junto-lhe Camões,Vasco da Gama e Cabral.
Mais moderninho, Egas Moniz: sou radical, mas que falta fazia uma lobotomia a alguns dos nossos actuais governantes!
Beijinhos

papoilasaltitante disse...

Olá amiga... hoje tive um minuto para dar aqui um saltinho. Ainda não tive "tempo" de actualizar o meu blog, nem seuer de falar contigo... a net tem andado adiada...
Mas hoje deu para dar aqui um saltinho, dizer olá e ... mais uma vez concordar contigo. Também eu já ouvi essa mesma questão e tenho dificuldade em responder... no entanto também não me parece possivel comparar o Figo (que como tu também admiro) com o Vasco da Gama .... and so on...
Beijos e promessas de voltar em breve... (I hope)

Cristina disse...

grande Homem, sim senhora!

também gosto muito dele..


beijinhos

Francis disse...

Concordo. Dificilmente se escolheria coerentemente um desportista para figura numero 1 (Bem, e daí, neste país, já nem digo nada!).
A escolha é dificil, mas se tiver que optar: Luiz de Camões!

Anónimo disse...

Qual é ou foi o maior Português de sempre não sei, mas também eu acho que é um pouco exagerado dizer que foi o Figo. Mas confesso também que tenho alguma dificuldade em escolher um só nome.
Bjs Lena