sábado, 7 de outubro de 2006

E esta hein?

A RTP colocou um desafio aos Portugueses para se votar em quem foi para nós o maior Português de sempre. Tem uma vasta lista para escolhermos mas podemos escolher mesmo quem não esteja nela. Ao passar por essa lista verifiquei que têm uma vasta e completa biografia dessas personalidades. De repente deparei-me com o Figo.
Luís Figo é o mais internacional dos jogadores portugueses e um dos mais populares do mundo. Representou, desde 1996, as cores de Portugal em todas as fases finais das grandes competições de futebol. Jogou apenas em quatro clubes, o suficiente para fazer parte da elite do futebol. Em 2001, foi considerado pela FIFA o melhor futebolista do planeta. É o português que mais tempo de antena teve nos media de todo o mundo. Além disto, criou uma fundação com o objectivo de ajudar jovens através do desporto. "Faz a diferença, tanto em Portugal como no estrangeiro", diz Zeinal Bava, vice-presidente da Portugal Telecom.
Gosto muito do Luís Figo, como jogador e como pessoa , acho que sempre soube salvaguardar a sua vida pessoal e proteger assim as suas 3 filhas. Tem projectos, investiu o seu dinheiro e tem sido , a meu ver, inteligente na maneira como tem gerido a sua vida profissional.
De qualquer das maneiras não sei se será uma figura assim tão importante para um País com figuras históricas, tão importantes e ricas como alguns dos que constam na lista. Que me perdoe o Figo, mas realmente este nosso País costuma baralhar e misturar as coisas e mais uma vez aqui está uma prova disso.

7 comentários:

IO disse...

Não li o teu post (hei-de fazê-lo mais logo). Vim só dizer que já cheguei e deixar um beijo.
Se tivesse que responder à questão, diria que o maior português de sempre foi o último judeu a ser expulso de Portugal. É que com ele saiu a última gota do Saber que permitiu, logo a seguir, o afundar de uma nunca mais potência.

assina, intelektual 15

125_azul disse...

Talvez fosse giro organizarmos entre nós, bloggers, uma votação dessas.
Voto Marquês de Pombal, apesar de todos os seus desmandos.Um homem que reconstruiu Lisboa e conseguiu, num tempo de carroças, vislumbrar a necessidade de uma avenida como a da Liberdade, ainda hoje actual, tem o meu respeito. Junto-lhe Camões,Vasco da Gama e Cabral.
Mais moderninho, Egas Moniz: sou radical, mas que falta fazia uma lobotomia a alguns dos nossos actuais governantes!
Beijinhos

papoilasaltitante disse...

Olá amiga... hoje tive um minuto para dar aqui um saltinho. Ainda não tive "tempo" de actualizar o meu blog, nem seuer de falar contigo... a net tem andado adiada...
Mas hoje deu para dar aqui um saltinho, dizer olá e ... mais uma vez concordar contigo. Também eu já ouvi essa mesma questão e tenho dificuldade em responder... no entanto também não me parece possivel comparar o Figo (que como tu também admiro) com o Vasco da Gama .... and so on...
Beijos e promessas de voltar em breve... (I hope)

Laura Lara disse...

Passei para te deixar um beijo.
A questão colocada pela RTP não tem sentido. Há muitos maiores, não existe um maior.

Cristina disse...

grande Homem, sim senhora!

também gosto muito dele..


beijinhos

francis disse...

Concordo. Dificilmente se escolheria coerentemente um desportista para figura numero 1 (Bem, e daí, neste país, já nem digo nada!).
A escolha é dificil, mas se tiver que optar: Luiz de Camões!

Anónimo disse...

Qual é ou foi o maior Português de sempre não sei, mas também eu acho que é um pouco exagerado dizer que foi o Figo. Mas confesso também que tenho alguma dificuldade em escolher um só nome.
Bjs Lena