quarta-feira, 20 de junho de 2007

Vícios III

Este novo "hobby" que arranjei, tem se tornado num vício por vezes difícil de controlar. Para que percebam bem isto vou-vos explicar resumidamente em que consiste.
Com a ajuda do GPS, que podem ser vários aparelhos, PDA (Pocket pc), com alguns programas próprios para a descoberta das "caches"; com os GPS (off road) de trilhos, para fora das estradas (dos convencionais GPS), que podem ser de várias marcas e mais ou menos sofisticados, vamos a uma página da net , onde temos que nos registar e depois podemos procurar as "caches", por Distritos ou visualizando o mapa de Portugal. Escolhemos aquelas que queremos decobrir, descarregamos da página da net para o computador ou para o aparelho de GPS que utilizamos para o Geocaching.
Depois de descarregar as coordenadas, deverá ser sempre lida a página da cache, uma vez que contém sempre a história do local, e por vezes algumas pistas para ajudar na descoberta. Quando se descobre a cache deve-se informar, novamente na página da net, que se descobriu e descrever as dificuldades, facilidades ou algum episódio engraçado que se passou.
Há vários tipos de caches, umas têm enigmas para decifrar e encontrar as coordenadas da cache, outras são "micro" (muito pequeninas, quase sempre são caixas dos antigos rolos de fotografias), outras são "multi", isto é, dão-nos as coordenadas de uma micro e nessa micro é que estão as coordenadas da cache final, também há as caches virtuais.
As caches são quase sempre caixas de tupperwares e contém objectos para troca. Estão também quase sempre envolvidas em sacos de plástico preto para proteger da chuva.
Ao descobrir uma cache o geocacher tem algumas regras a cumprir. Deve recolocá-la precisamente no mesmo sítio para que outro a possa também descobrir, limpar o terreno dos lixos que possam existir no terreno próximo (CITO = Cache In Trash Out), não deixar que outras pessoas o vejam na busca da cache, para que curiosos não a façam desaparecer.
Nessas caixas há sempre um caderno (log book) onde se assinala a descoberta, tira-se uma prenda e coloca-se lá outra.
Claro que as "caches" a maior parte das vezes estão em sítios menos acessíveis e estão tão bem disfarçadas que nem com o GPS se descobrem.
O "owner", dono da cache, de vez em quando tem que verificar se ela se encontra nas coordenadas dadas e trocar o saco, isto é fazer a manutenção da sua cache.
Alguns dos objectos para troca são valiosos para os Geocachers, são as Geocoins (moedas de geocaching) e as "travel bug" ( o objectivo é viajarem de cache em cache).
Essas "travel bug" estão quase sempre associadas (pregadas) a um objecto, que pode ser um boneco, um carrinho, um jeep, etc.
Este passatempo é praticado pelo mundo fora e muitos estrangeiros que visitam o nosso País também vão à descoberta de "caches" Portuguesas, assim como nós portugueses quando nos deslocamos ao estrangeiro podemos ter acesso às "caches" desses Países.
Se quiserem pesquisem, tentem saber mais, vão ver que não se arrependem, descobrem-se sítios muito bonitos quase ao nosso lado que se não fosse assim nunca saberíamos que existiam. No site, existe um Forum onde nos ajudam a integrar e tiram as nossas dúvidas. O convívio é são e a entreajuda espectacular.
De vez em quando realizam-se encontros e fazem "cachadas" em conjunto e por vezes de noite.

8 comentários:

Mocho Falante disse...

olá viva

sabes que ando cá com uma curiosidade enorme em passar a fazer parte do jogo que nem imaginas...tenho de comprar um GPS

Beijocas

Anónimo disse...

É um vício sim senhora! Até para quem, como eu, ainda não tem um GPS.
Bjs Lena

jawaa disse...

Já cá tinha vindo hoje, mas isto é areia de mais para a minha camionete e desandei.
Agora dei com o seu comentário em casa e resolvi «aparecer».
Os meus desejos são os seus, que venha a democracia, que é o poder do povo, etimologicamente falando, de modo que compete a vós que isso se concretize, não só a quem é hoje empossado.
Já sabia pq fui ao lugar do nosso colega,(tem a auto-estima bem elevada, bom para ele).
Deixe vir o bom tempo para o geladito... bom tempo para tudo, é claro.
Beijinho

maresia_mar disse...

Olá
as coisas que tu nos ensinas..

Agora eu é só trabalho, estou a deitar pelas costuras e por isso ando em falta com os meus amigos.. sorry, sempre que puder dou um saltinho. Bjhs

amizadeevida disse...

As coisas que tu sabes amiga!!!! Obrigada pelas dicas...

jawaa disse...

Volto cá e constato que está mesmo muito ocupada (eheheeh... desculpe mas não resisto!).
Pegue no seu GPS e vá onde eu fui já pela segunda vez, vale a pena. Dê um pulo ao meu sítio, se calhar já conhece...
Beijinho

Anónimo disse...

Aiiii, que também peguei o bichinho do geocaching há três meses!!

Bjs

Anónimo disse...

Pois é...
Bichinho que morde e deixa cá uma comichão...

Quem sabe nos cruzamos à esquina de uma cache um dia destes!

Gostei de visitar este teu espaço!
Abraços Geocachianos

Princesa
(Patinhos e a Princesa)