terça-feira, 1 de maio de 2007

Geocaching X Bookcrossing

Gosto da aventura, da descoberta, da inovação e de aprender. Isso já sabem vocês que me vão conhecendo aos poucos, pois num blogue, como dizia uma amiga minha, "vamos-nos despindo aos poucos".
Há uns tempos aqui atrás falei-vos do GPS. Já consegui pegar o vício a alguns amigos e agora não querem outra coisa.
Agora descobri o GEOCACHING, que está directamente ligado ao GPS.
O geocaching consiste em esconder algo num determinado sítio, dar a conhecer as coordenadas desse sítio e partir em busca do "tesouro". Para isso tem que se estar registado num site, para ter acesso ao mapa do "tesouro".
Devem ser cumpridas as regras do Geocaching que são:
1. Não destruas
2. Não te apresses
3. Tem calma
4. Faz o trabalho de casa
5. Não alteres
6. Ajuda
7. Conta
8. Não ofendas
9. Tens tempo
10. Não copies
11. Sê claro
12. Cumpre a
s regras
13. Não inventes

Estas caminhadas devem ser sempre feitas em grupo, nunca sózinho, deve-se respeitar a Natureza, tem um misto de orientação e lazer, fazem bem à saúde e ao espírito.

Também existe o "Bookcrossing" que é do mesmo género mas os "tesouros" são livros. Consiste em deixar um livro num local para ser encontrado e lido por outra pessoa. Para isso devem ter acesso ao site e depois partir à descoberta.
Parece-me uma maneira saudável de passar os tempos livres, de conhecer novos sítios alguns bem interessantes e que estão mesmo ao nosso lado e nunca demos por eles.
Agora que o tempo começa (ou não) a ficar melhor para passeios, é uma boa dica para andarmos ao ar livre, respirar ar puro, conviver com outras pessoas.

6 comentários:

Anónimo disse...

parecem passatempos muito giros e divertidos, qualquer dia experimento :)

Mocho Falante disse...

olha que giro é uma espécie de rallypaper mas mais modernaço...gostei bastante da ideia, mas GPS não tenho porque na verdade ainda não consegui ver a utilidade da coisa mas que a moda pegou lá isso pegou

beijocas

125_azul disse...

Ascoisasquea menina descobre! beijinhos

Anónimo disse...

Ora aqui estão umas boas sugestões para "obrigar" quem passa tanto tempo sentado em casa em frente ao computador a fazer uns passeios ao ar livre.
Bjs Lena

Anónimo disse...

Por acaso sou adepta de bookcrossing :) e recomendo altamente

jawaa disse...

Alô, amiga, veja lá se orienta esse GPS para que lhe ensine o caminho da minha casa... há lá um recadinho para si.
Beijinho