sábado, 3 de fevereiro de 2007

Dia do Professor

Aqui onde vivo todos os anos a Câmara Municipal comemora o "Dia do Professor". Convida todos os Professores do Concelho para se juntarem num momento cultural, seguido de um jantar, que cada ano que pass,a a qualidade tanto do momento cultural como do jantar tem melhorado. Isto repete-se desde pelo menos há 5 anos a esta parte. Nunca tinha ido. Este ano resolvi ir espreitar e fiquei rendida.
É enviado para todas as escolas do Conselho um convite pessoal, em nome do Professor, para essa comemoração. Os Professores a única coisa que têm de fazer é inscreverem-se. O resto é por conta da Câmara Municipal.
Aqui os Professores ainda são tratados com respeito, são acarinhados. O presidente da Câmara agradece o trabalho desenvolvido pelos Profesores, demonstra respeito e sabe o valor que um Professor tem, o quão importante é ser Professor.
É pena a Sra. Ministra não ter sido convidada.
Também neste dia são galardoados, os Professores que se reformaram e recebem uma medalha comemorativa pelo trabalho desenvolvido ao longo dos seus anos ao serviço do ensino. Assim vale a pena , o reconhecimento, o respeito, dá-nos força e para dizer que afinal vale a pena ser Professor, pelo menos aqui neste Concelho.
Claro que onde se junta tanta gente da mesma profissão as piadas os gracejos , as bocas e as conversas a maior parte das vezes anda à roda das escolas, dos alunos e da nossa "Milu".
Então, às páginas tantas, um colega descobriu que a Sra. Ministra(a Milu) estava lá, discreta, e misturada connosco. Depois de verificar e de me pedirem para lhe ir tirar uma fotografia, chegámos à conclusão que era uma Educadora de um Agrupamento, por acaso do meu, que é muito parecida com ela. Ainda gracejámos com isso, a colega é que não achou piada nenhuma e nós percebemos bem porquê.
Este ano o momento cultural foi quase todo com a prata da casa, como se costuma dizer.
Actuou um grupo coral de Professores cujo maestro também é Professor e Presidente do Conselho Executivo de uma escola secundária, um grupo de Professores cujo grupo se chama "A4", vá se lá saber porquê... , um momento de poesia declamado por uma colega, com poemas uns de António Gedeão, outros de colegas ainda no activo, e dois garotos que estudam arte vocal aqui numa escola de música do Concelho.
Aqui ficam algumas fotos desses momentos e um vídeo do grupo"A4".
Obrigado à Câmara pelo seu reconhecimento.



Aqui fica o vídeo do Grupo A4


Dia do Professor
Vídeo enviado por tuga

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu como aluno, não gostaría nada que a Senhora (se merece tanto...) Ministra estivesse numa festa minha, acho que não vos fez falta! Muitos parabéns a todos os professores!

João Carlos""

Anónimo disse...

É de facto uma boa maneira de, contra a corrente geral e os tempos que correm, prestar uma honrosa homenagem aos Professores.É também uma oportunidade para muitos dos professores deste concelho encontrarem/reencontrarem colegas de escolas por onde já passaram. Foi bastante agradável e, como dizes, tem vindo a melhorar de ano para ano.
Parabéns a todos os PROFESSORES!
Bjs Lena

Anónimo disse...

O Grupo chama-se AH 4!
Beijinhos.Já os avisei.

jawaa disse...

Uma repórter de mão cheia!Parabéns!
Dito por si fica mais real e fico feliz por todos.
Bjinhos

Anónimo disse...

E aí está a TT repórter, de novo!!
Eh, pá, nada contra o verde, mas põe a letra maior que fica difícil... - foi de propósito para a Milu não se tornar frequente aqui?....
Beijo grande, IO.